8 de janeiro de 2010

Picareta;Arruda diz que pode ter errado e pede 'perdão' por 'pecados'

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), pediu ontem "perdão pelos pecados" que cometeu, referindo-se aos episódios investigados pela Polícia Federal na Operação Caixa de Pandora sobre o esquema de corrupção em seu governo. Antes, afirmou que errou e já perdoou seus adversários. O discurso de Arruda foi feito numa cerimônia de posse de diretores de escolas públicas.

"Talvez ingenuamente eu permiti que esses interesses tão contrariados ficassem tão próximos de mim", disse. "Devo também ter cometido erros, é claro. Quero dizer a vocês, de coração, que já perdoei a todos que me agrediram. Eu perdoo a cada dia aos que insultam. Eu entendo as suas indignações pela força das imagens. E sabem por que eu perdoei? Porque só assim eu posso pedir perdão pelos meus pecados", penitenciou-se Arruda.

O governador tem o hábito de pedir perdão aos eleitores de Brasília sempre que se mete numa enrascada. Em 2001, ele renunciou ao mandato de senador depois de ser pego, junto com o então presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA, já morto), espiando a lista secreta da votação que cassou o mandato do senador Luiz Estevão (PMDB-DF).

Arruda negou por duas vezes que tivesse visto a lista e chegou a jurar pelos filhos que de nada sabia. Mas, com o depoimento de testemunhas que haviam aberto a lista para ele, não teve outro jeito. Confessou a atitude, renunciou ao mandato e começou a mandar cartas com pedido de perdão aos eleitores. Assim, conseguiu eleger-se deputado federal, em 2002, e governador de Brasília, em 2006.

De acordo com a investigação da PF, Arruda seria o mentor de um esquema de arrecadação de propina junto a empresas contratadas por seu governo. Parte do dinheiro teria como destino o bolso de deputados distritais de sua base aliada. Outro montante seria dividido entre ele e os principais integrantes de sua administração. Ameaçado de expulsão, o governador pediu desfiliação do DEM em dezembro.

As denúncias de corrupção foram feitas por Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do governo. Em uma gravação feita por Barbosa, Arruda aparece recebendo R$ 50 mil em dinheiro vivo. Ontem, ele disse que no futuro tudo será explicado. "Sei que o tempo é o senhor da razão e irá explicar à sociedade por que essas coisas voltaram contra mim. Eu sei. Porque não conseguiram repetir no meu governo o que faziam antes", disse, em referência à ligação entre Barbosa e o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), antigo aliado e hoje um desafeto de Arruda.

0 comentários to “Picareta;Arruda diz que pode ter errado e pede 'perdão' por 'pecados'”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger