14 de agosto de 2009

Os sujos

Levantamento realizado por uma ONG Transparência Brasil, com base em dados oficiais divulgados pelo Supremo Tribunal Federal, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça Estadual e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aponta que 42 dos 94 deputados paulistas apresentam algum tipo de pendência judicial - 44% do total. Eles carregam em suas fichas na Assembleia Legislativa de São Paulo casos de improbidade administrativa, crime contra o patrimônio, compra de votos e até estelionato.

Em geral, os parlamentares paulistas citados na Justiça alegam que sofreram perseguição política. Os problemas nas prestações de contas de campanha, os deputados,dizem que são apenas "erros formais"

No entanto, alguns deputados são citados mais de uma vez e em até três esferas judiciais. É o caso de quatro parlamentares - o presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), acusado de estelionato, e seus colegas Celso Giglio (PSDB), Mauro Bragato (PSDB) e Vinícius Camarinha (PSB).

Camarinha é o único dos 42 que tem inquérito aberto no STF por crimes eleitorais e contra a ordem tributária. Ele responde ainda, segundo levantamento da ONG, a um processo na comarca de Marília com valor fixado em R$ 5 milhões e a um processo de cassação no TSE por abuso de poder e compra de votos.

Além deles, outros nove deputados paulistas figuram na lista de ocorrências em duas esferas judiciais, especialmente na Justiça Eleitoral e Tribunal de Contas. Os 29 restantes têm seus nomes citados em somente uma esfera judicial.

Mas o número de ações é que impressiona. Uebe Rezeck (PMDB), ex-prefeito de Barretos, estranhou quando foi indagado sobre apenas duas ações. "Só essas?", disse. É que uma simples busca no site do Tribunal de Justiça, na comarca de Barretos, leva a 79 ações contra Rezeck. O caso, datado de 2005, ainda não foi julgado.


RIO

Na Assembleia do Rio, a situação é semelhante. A ONG anotou que, dos 70 parlamentares, 19 têm ocorrência na Justiça Eleitoral, 17 na Estadual e 6 devem explicações à Justiça Federal. Três foram punidos por Tribunais de Contas

0 comentários to “Os sujos”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger