18 de julho de 2009

Prevenir e remediar


A gripe suína já fez 11 vítimas fatais no Brasil. Sozinho, o número assusta, mas é importante lembrar que a gripe comum mata 78 mil pessoas todo ano no país.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que o vírus da gripe suína já circula pelo território nacional e pediu tranquilidade à população.

Não é nada fora do normal, sobretudo porque em outros países esse roteiro já havia sido seguido. Mais cedo ou mais tarde, o vírus iria mesmo se espalhar por aqui. Não é possível impedir esse tipo de contaminação. Ainda mais no inverno, quando ambientes mais fechados e ar mais frio e seco contribuem para que a doença se espalhe com mais facilidade.

Mesmo assim, existem cuidados que todo mundo pode tomar para se prevenir. O principal deles é lavar sempre e muito bem as mãos, já que o contato com o vírus pode acontecer através de objetos contaminados ou um aperto de mão. Não é preciso correr para as emergências dos hospitais, mas é essencial procurar orientação médica. Postos e unidades de saúde mais próximas devem estar preparados para atender. A automedicação também deve ser evitada.

É preciso manter a calma. O mais importante é que quem procurar ajuda nos serviços de saúde do país, públicos ou particulares, receba o atendimento correto. Principalmente nos casos de maior gravidade e quando houver alguma baixa de imunidade, caso de idosos e crianças.

0 comentários to “Prevenir e remediar”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger