20 de agosto de 2008

Mistério sobre Serra


Está nas mãos dos marqueteiros das campanhas do PSDB e do DEM a decisão sobre utilizar ou não a imagem do governador tucano, José Serra, hoje, dia que marca a estréia dos candidatos a prefeito no horário eleitoral gratuito de rádio e de televisão. O mistério em torno da estratégia a ser escolhida pelas campanhas do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do atual prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), aumentou a expectativa em torno da propaganda dos dois candidatos, que apareceram na última pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em segundo e quarto lugares, respectivamente.

Nos dois QGs, a ordem é manter o sigilo e, principalmente, tentar minimizar a importância da imagem de Serra na televisão. No entanto, para lideranças tucanas, já passou da hora de o governador paulista garantir apoio mais incisivo a Alckmin, participando ativamente de sua campanha. Alguns parlamentares da cúpula do PSDB temem, inclusive, que a evidente falta de unidade do partido na disputa pela principal capital do país tenha reflexos negativos sobre campanhas em outros municípios. “São dois dos maiores expoentes tucanos, são caciques, qualquer movimentação dessa dupla interfere em efeito cascata pelo Brasil afora”, avalia um deputado federal do PSDB.

O sinal amarelo para os tucanos foi dado a partir da mais recente pesquisa Ibope, que mostrou a petista Marta Suplicy ganhando fôlego cada vez maior, enquanto a candidatura do ex-governador Alckmin registra recuo. A pesquisa, divulgada em 15 de agosto, foi encomendada de forma conjunta pela TV Globo e pelo Estado de São Paulo, e registrada sob o número 01700108-SPPE na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo (SP). Marta lidera a corrida com 41% e Alckmin, que vinha tecnicamente empatado com ela, tem agora 26%. “Enquanto o PSDB ficar com um pé em cada canoa, as duas canoas irão afundar”, pondera um senador tucano, fazendo referência ao racha consolidado internamente nos últimos meses, quando uma parte da sigla brigou pela candidatura à reeleição de Kassab e, outra, defendeu a tese que se tornou vitoriosa, a disputa com chapa própria liderada por Alckmin.

Imagens
Em viagem oficial esta semana, o governador José Serra tratou de escapar de mais uma confusão. Antes, porém, gravou um vídeo no qual faz elogios à biografia de Alckmin, sem, no entanto, pedir votos explicitamente. O governador autorizou a campanha tucana a utilizar o material no momento que achar mais conveniente. Ao mesmo tempo, Serra não proibiu a campanha de Kassab de aproveitar imagens mostrando ele e o atual prefeito juntos fazendo inaugurações e vistorias pela cidade.

A coordenação de campanha de Kassab aposta todas as fichas no horário eleitoral gratuito para virar o jogo e fazer a candidatura à reeleição do prefeito decolar na cidade. Ele caiu para o quarto lugar, segundo o Ibope, mas sua campanha pode crescer a partir de hoje, em razão de dois fatores principais: o democrata firmou a coligação que conseguiu o maior tempo de televisão e tem a máquina pública a seu favor. Além disso, é dono da campanha mais milionária entre os 11 candidatos na disputa. Mesmo assim, segundo pessoas próximas a ele, não vai abrir mão de continuar mantendo sua imagem colada à de Serra, principalmente na televisão.

TEMPO DOS CONCORRENTES EM SP
Gilberto Kassab (DEM-PMDB-PV-PSC-PR-PRP) - 8min 44s73
Marta Suplicy (PT-PCdoB-PSB-PDT-PRB-PTN) - 6min40s75
Geraldo Alckmin (PSDB-PTB-PHS-PSL-PSDC) - 4min27s42
Paulo Maluf (PP) - 2min30s46
Soninha (PPS) - 1min46s01
Ciro Moura (PTC-PTdoB) - 1min03s91
Ivan Valente (PSol-PSTU) - 1min01s57
Renato Reichmann (PMN) - 1min01s57
Anaí Caproni (PCO) - 54s55
Edmilson Costa (PCB) - 54s55
Levy Fidelix (PRTB) - 54s55

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger