20 de agosto de 2008

Lula libera uso de sua imagem


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não pretende participar da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, onde partidos da coalizão governista competem entre si. A declaração foi feita durante reunião com o chamado conselho político, do qual fazem parte presidentes e líderes de legendas que apóiam Lula. Entre os presentes estava a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB), que lidera a corrida na capital mineira conforme pesquisa Ibope divulgada na semana passada. Segundo participantes do encontro, Jô tirou uma foto sozinha com o presidente da República.

A tendência é que use a fotografia na campanha. Ela já tem aval para isso, pois o presidente reafirmou que as 14 siglas governistas podem usar livremente a imagem dele nestas eleições. “O presidente quer retribuir o respeito que toda a base tem tido com ele no Congresso”, disse o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO). Realizada no Palácio do Planalto, a reunião serviu de cenário para duas derrotas impostas a petistas. Se o discurso entoado ontem for respeitado, Lula não prestigiará a candidatura de Márcio Lacerda (PSB), que tem como vice Roberto Carvalho (PT), em Belo Horizonte.

Essa possibilidade foi aventada pelo próprio presidente em visita recente a Minas Gerais. Depois, foi reforçada pelo atual prefeito, o petista Fernando Pimentel. De acordo com levantamento do Ibope realizado entre 11 e 13 de agosto, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais sob o número 53863/2008, Lacerda tem 9% das intenções de voto. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, está empatado em segundo lugar com o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), que tem 10%. Jô está na liderança com 18%.

Sem privilégios
Ao ratificar que os aliados podem usar livremente sua imagem, o presidente também mandou um recado claro ao PT da Bahia. Em disputa renhida com o PMDB em diversos municípios do estado, os petistas chegaram a recorrer ao TRE baiano a fim de garantir exclusividade sobre a grife Lula. A iniciativa foi desautorizada num encontro do presidente com ministros há três semanas. Ontem, foi reforçada na presença do deputado federal Walter Pinheiro (PT), que disputa a Prefeitura de Salvador.

De acordo com pesquisa Datafolha realizada em 23 e 24 de julho, registrada no TRE-BA sob o número 211/2008, Pinheiro tem 7% das intenções de voto. Está na quarta colocação, atrás do deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM), que tem 27%, do ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB), com 25%, e do concorrente à reeleição João Henrique Carneiro (PMDB), com 19%. Apesar das duas derrotas isoladas, o PT recebe tratamento especial de Lula. No fim de semana, o presidente gravou depoimentos para os programas eleitorais de duas candidatas do partido: Marta Suplicy e Gleisi Hoffman, que estão nos páreos de São Paulo e Curitiba.

Além disso, o presidente decidiu sair a campo no primeiro turno, por enquanto, só em cinco municípios. Em todos para ajudar candidatos do PT. Além de São Paulo, figuram na lista São Bernardo do Campo, Vitória, Natal e Recife. A alegação é de que as legendas governistas estão aliadas nessas cidades. Nem Múcio concorda com tal versão. Para o ministro, Lula não deveria ir a Natal e Recife. Na capital pernambucana, por exemplo, estão na disputa João da Costa (PT) e Cadoca (PSC), ambos governistas. Haveria, portanto, risco de o PSC ficar chateado com a intervenção do presidente.

Segundo pesquisa Ibope realizada entre 11 e 13 de agosto, registrada no TRE-PE sob o número 034/2008, João da Costa tem 30% das intenções de voto e Cadoca, 20%. Mendonça Filho (DEM) aparece com 27%, em situação de empate técnico na primeira posição, já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Capital reforçado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende aproveitar o período de campanha para reforçar seu capital político, que pode ser decisivo na sucessão presidencial de 2010. Além de autorizar os 14 partidos governistas a usarem sua “imagem” na propaganda eleitoral em rádio e televisão, veiculada em horário nobre, Lula planeja subir em palanques, e não apenas de candidatos a prefeituras de capitais. Hoje, por exemplo, inaugurará o Campus Cariri da Universidade Federal do Ceará. Será o primeiro destino de um roteiro traçado a dedo na área da educação.

Em setembro, serão mais cinco inaugurações: unidade do Centro Federal de Tecnologia (Cefet) em Linhares (ES), no dia 2; Campi Univasp em Pernambuco, no dia 4; Campus de Coari da Universidade Federal de Amazonas, no dia 10; unidade do Cefet em Petropólis (RJ), no dia 15; e Campus Santo André da Universidade Federal do ABC (SP), no dia 18. Nas solenidades, o presidente estará acompanhado do ministro da Educação, Fernando Haddad, a quem quer transformar em candidato em 2010. Resta definir o posto. Entre as possibilidades está uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Além das aparições em público, Lula determinou a ministros, assessores e parlamentares que dêem fôlego à divulgação das realizações do governo no segundo semestre. Na semana passada, por exemplo, mandou distribuir um caderno com dados sobre avanços nas áreas social e de infra-estrutura, a fim de municiar os aliados. No próximo dia 28, reunirá empresários, líderes de partidos e representantes da sociedade para discorrer sobre os investimentos em curso no país.

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger