9 de julho de 2008

PF prende vice-prefeito e mais 9 no Amazonas


A Polícia Federal prendeu ontem, na operação Vorax 2, dez pessoas suspeitas de desviar recursos públicos, fraudar licitações, coagir testemunhas e ocultar provas no município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus. Entre os presos estão o vice-prefeito do município, Rodrigo Alves, e o empresário Carlos Eduardo Pinheiro, irmão do prefeito de Coari, Adail Pinheiro.

A maioria dos suspeitos já havia sido presa durante a primeira fase da operação Vorax, em maio deste ano. Desta vez, eles tiveram a prisão preventiva decretada. O vice-prefeito é apontado como proprietário de uma das empresas fantasmas criadas para vencer licitações da prefeitura de Coari. Segundo a PF, a quadrilha é suspeita de desviar R$55 milhões em verbas federais, municipais e estaduais, fraudando convênios e licitações e ainda sonegando impostos.

O município de Coari recebeu, nos últimos cinco anos, R$200 milhões de royalties da Petrobras, pela exploração do petróleo na Bacia Petrolífera de Urucu, segundo informações da Receita Federal. De acordo com a PF, grande parte desse dinheiro não era investido na cidade, mas desviado. Coari tem cerca de 65 mil habitantes, segundo o IBGE.

O juiz federal Márcio Luis Coelho de Freitas, que decretou a prisão preventiva dos dez envolvidos, afirmou, em despacho, que os presos são peças-chaves no esquema criminoso, chefiado pelo próprio prefeito de Coari, Adail Pinheiro. A Polícia Federal informou que também pediu a prisão de Adail, mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou. Um novo pedido está sendo analisado pelo tribunal.

De acordo com o juiz federal, a mando do prefeito, um dos presos, que é sargento da PM do Amazonas, praticava constrangimentos ilegais, agressões, ameaças, seqüestros e cárcere privado.

0 comentários to “PF prende vice-prefeito e mais 9 no Amazonas”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger