21 de dezembro de 2007

"Milagre brasileiro" ::


Tudo indica que estamos assistindo os chamados partidos conservadores (PFL/DEM e PSDB) estão chateados, digamos assim, com a excelente performance da economia brasileira em 2007 e provavelmente 2008/2010.

Além da inflação permanecer baixa há diversos indícios de que a partir do segundo semestre de 2007 e certamente no triênio 2008/2010 podemos crescer de novo a 7% ou 8% ao ano. É isso mesmo.

Claro que existem preocupações com o gasto público, com a carga tributária, com a taxa de câmbio e com as taxas de juros, mas o fato é que parece estar havendo finalmente um "milagre brasileiro" graças ao fim definitivo da memória inflacionária. O crédito se expande a mais de 20% ao ano. Há oferta de crédito de longo prazo a taxas fixas.

O início da década de 70 assinalou a primeira crise do petróleo e o Brasil foi até chamado de "ilha de prosperidade". Agora também tudo indica que os EUA vão entrar em recessão, mas a pujança do mercado interno brasileiro e o baixo coeficiente de exportações de uma economia continental como o Brasil irão mais uma vez minimizar os choques externos negativos.

O fato é que o mercado de capitais e o mercado de crédito estão finalmente florescendo no Brasil em 2007-2010. É o segundo grande salto qualitativo do mercado financeiro.

Pode-se dizer que com o "lucky Lula" a economia vai bem e a distribuição de renda está muito melhor. Não se deve esperar 10% de crescimento, mas é perfeitamente razoável esperar 7% a 8% nos próximos anos.

0 comentários to “"Milagre brasileiro" ::”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger