20 de dezembro de 2007

Economia deve expandir 5,2% em 2007, estima Ipea


O bom desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre provocou uma revisão para cima na projeção de crescimento da economia para 5,2%, informou ontem o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, o Ipea abandonou a previsão de expansão de 4,5% em 2008.

A partir do ano que vem, as projeções do órgão - que passou por uma recente reformulação na sua direção - serão feitas dentro de um intervalo de variação para evitar distorções. "Vamos mudar nossa sistemática das projeções. Haverá um intervalo de confiança. A nova metodologia com as bandas ainda não está definida", disse a jornalistas o coordenador do grupo de análise e previsões do Ipea, Marcelo Nomenberg.

"Dois motivos nos levaram à criação do intervalo. Primeiro, porque o resultado do terceiro trimestre veio acima das nossas expectativas e da torcida do Flamengo. Segundo, porque o IBGE fez, recentemente, uma revisão metodológica", acrescentou o economista do Ipea Leonardo Melo de Carvalho.

Taxa garantida

Segundo o economista, o crescimento do PIB de ao menos 5% está totalmente garantido mesmo que a expansão no quarto trimestre fique estacionado. "O carry over do terceiro trimestre para o quarto trimestre é muito forte. Se o PIB crescer 0% no quarto trimestre no indicador sazonal, o PIB vai aumentar 5 % esse ano", afirmou Carvalho.

O órgão decidiu também extinguir na nova Carta de Conjuntura as projeções trimestrais sobre câmbio e juros, que eram recorrentes na divulgação do Boletim Conjuntural elaborado pela diretoria anterior

0 comentários to “Economia deve expandir 5,2% em 2007, estima Ipea”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger