20 de dezembro de 2007

Duas caras para maiores de 14


O incêndio na Uisqueria Cincinatti, cenário das dançarinas da dança do poste (pole dance), em Duas caras, da TV Globo, não alterou a decisão da justiça. Alardeado pelo autor Aguinaldo Silva, o fim do núcleo, onde se destacava a atriz Flávia Alessandra, não impediu a reclassificação. Na decisão, a novela passa para 14 anos, inadequada para exibição antes das 21h, e não mais 12 anos, imprópria para exibição antes das 20h.

Na prática, Duas caras vem sendo exibida às 21h. Devido aos fusos horários brasileiros, a novela entra no ar três horas antes na cidade de Rio Branco e duas horas antes em Manaus. A partir do dia 9 de janeiro, com a nova portaria, terá que ser respeitado o horário local em todo o Brasil.

A reclassificação considera as cenas já exibidas, o que já foi visto. O Ministério não pode sugerir ou acolher compromisso sobre as mudanças que virão - explica José Romão, diretor do Departamento de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça (Dejus)

A Rede Globo informou que ainda não recebeu oficialmente nenhuma informação a respeito dessa mudança. A decisão será publicada hoje no Diário Oficial.

Segundo o Dejus, a primeira justificativa da TV Globo foi considerada inadequada. O principal questionamento foi sobre a prestação de serviços de massagem e apresentação de shows voltados para o público masculino, que reproduzia ambientes cujo acesso é restrito a menores de 18 anos. "A emissora julga apropriado mostrar ambientes cujo acesso a crianças e adolescentes é proibido em uma obra audiovisual classificada como não recomendada para menores de 12 anos?"

A decisão de tacar fogo na uisqueria, cena que vai ao ar hoje, deve ter sido motivo de discussão na emissora. Afinal, toda vez que Alzira (Flávia Alessandra) subia e descia quase nua no mastro, a audiência passava de 40 para 45 pontos no Ibope.

A advogada Eleonora Duncan , 30 anos, é a favor da mudança.

Hoje em dia, as crianças não dormem mais cedo. Em vez de mudar a classificação, o que se deveria fazer é diminuir a quantidade de cenas picantes - analisa.

Dança do poste na Barra

José Romão explica que não foi somente a dança sensual a razão das denúncias fundamentadas. Cenas de violência e uso de drogas também geraram reclamações, não só no Ministério da Justiça como também na Câmara dos Deputados. O fato de Alzira fingir ser enfermeira e exercer outra profissão provocou várias queixas das profissionais de enfermagem.

José Romão adianta que a reclassificação não generaliza certas questões. Se as emissoras provarem que uma cena de uma mulher nua e sensual se justifica, não haverá qualquer tipo de impedimento.

Nunca houve reclamação sobre as vinhetas de Carnaval, por exemplo - compara o diretor do Dejus. - O Ministério não quer se colocar como superego da sociedade. Os pais são os responsáveis pelos programas que os filhos vão ver na TV. Mas nem sempre os pais estão ao lado dos filhos.

Se a Globo continuar infringindo o estatuto pode ser multada em 20 a 200 salários diários. Ou pode ter o programa suspenso, dependendo da decisão de um juiz estadual ou federal.

Depois do incêndio, o autor Aguinaldo Silva vai deslocar a dança da uisqueria para os condomínios da Barra da Tijuca. Desempregada, a personagem Alzira vai ensinar os movimentos sensuais da pole dance para mulheres da classe média.

0 comentários to “Duas caras para maiores de 14”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger