11 de julho de 2007

Faltou o dedo em riste

O plenário do Senado ficou atônito por alguns minutos. O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), dizendo estar movido pela coragem, resolveu assumir o papel de porta-voz do seu partido. Olhando nos olhos de Renan Calheiros (PMDB-AL), criticando o seu estilo de defesa, pediu do plenário o seu afastamento. Renan respondeu ao senador amigo que não se sentia à vontade para polemizar. O presidente do Senado entrou com quatro questionamentos, colocando em dúvida a competência da Polícia Federal e o resultado da perícia feita em documentos usados em sua defesa. Também questionou o fato de não ter havido aval da Mesa Diretora na solicitação da primeira investigação da Polícia Federal.

Renan reagiu com um discurso duro, batendo na mesa, que não se recusou a ir ao Conselho de Ética para dar esclarecimentos do que está sendo acusado. E questionou novamente do que na realidade ele está sendo acusado. Disse que para tirá-lo da presidência alguém terá que "sujar as mãos". E que terão que fazer uma fogueira para ele arder no fogo. Enquanto isso não acontecer, Renan reeiterou que não arredará o pé, repetindo por diversas vezes.

O senador Jefferson Peres (PDT-AM), após o discurso de Arthur Virgílio, pediu a palavra e deu uma estocada no conterrâneo. Ele disse que: "Não se deve confundir com medo o fato de ter declarado à imprensa e não no plenário", referindo-se ao pedido de afastamento de Renan, "o que eu poderia declarar frente a frente", salientou. Mas, sim, perceber que é uma questão de constrangimento o que para ele não deve ser feito. Jefferson Peres disse que não quis constrangê-lo (Renan) e que está no direito dele permanecer na presidência e responder a um processo no Conselho de Ética.

Perguntado pela imprensa, se estava movido pelo espírito do deputado Fernando Gabeira, o senador Arthur Virgílio respondeu que tem muito respeito pelo deputado Gabeira. "Não estou vendo Renan igual a Severino, nada a ver. Mas tenho muito pouco a ver com Gabeira. Eu estou aqui a não ser cumprindo meu dever", declarou Arthur.

0 comentários to “Faltou o dedo em riste”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger