A partir do dia 11 de junho, o cliente do Banco do Brasil poderá fechar seu câmbio para importação no valor de até US$ 1 milhão inteiramente pela internet. A informação é de Nilo Panazzolo, diretor de comércio exterior do BB, o primeiro banco no país a oferecer o serviço totalmente on-line. "Com a queda dos juros e dos spreads bancários, o sistema financeiro brasileiro precisa reduzir custos e investir na melhoria de processos", diz ele.
Segundo ele, o BB é o único banco hoje a realizar o fechamento de câmbio para exportação inteiramente pela internet. O serviço começou há cerca de três ou quatro anos e vem apresentando demanda crescente, conta. "Hoje, 56% do número total de contratos até US$ 1 milhão são feitos on-line", informa.
De janeiro a maio deste ano, foram fechados mais de 42 mil operações de câmbio à exportação pela internet, um aumento de 10% com relação aos mais de 38 mil contratos fechados no mesmo período de 2006. O valor chegou a US$ 1,22 bilhão, 28% maior do que o total de US$ 949,8 milhões de janeiro a maio do ano passado.
Segundo Panazzolo, o cliente entra no site do BB, vê a cotação do câmbio, confirma a operação, assina eletronicamente e o banco liquida e credita os recursos na conta da empresa. No caso da importação, há um diferencial: os clientes podem cadastrar seus fornecedores globais previamente. Assim, cada empresa vai criar uma espécie de banco de dados, o que permite a seleção do beneficiário do pagamento, evitando uma nova digitação de seu nome e agilizando o processo de fechamento de câmbio.
No ano passado, foram fechados um total de 442 mil contratos de câmbio para comércio exterior no BB, líder do mercado. Desse total, 230 mil foram para importação e 212 mil, para exportação, dos quais 95 mil inteiramente pela internet, 3,8% a mais do que os 91 mil de 2005. Os valores chegaram a US$ 2,5 bilhões em 2006, 9,3% a mais do que os US$ 2,3 bilhões de 2005.
Panazzolo calcula que o processo, além de trazer agilidade e praticidade às empresas, chega a reduzir os custos em cerca de 40%. O importador poderá atuar até mesmo do exterior ou por meio de suas corretoras. "Não queremos ser concorrentes das corretoras de câmbio, mas sim parceiros", diz.
Segundo ele, o BB é o único banco hoje a realizar o fechamento de câmbio para exportação inteiramente pela internet. O serviço começou há cerca de três ou quatro anos e vem apresentando demanda crescente, conta. "Hoje, 56% do número total de contratos até US$ 1 milhão são feitos on-line", informa.
De janeiro a maio deste ano, foram fechados mais de 42 mil operações de câmbio à exportação pela internet, um aumento de 10% com relação aos mais de 38 mil contratos fechados no mesmo período de 2006. O valor chegou a US$ 1,22 bilhão, 28% maior do que o total de US$ 949,8 milhões de janeiro a maio do ano passado.
Segundo Panazzolo, o cliente entra no site do BB, vê a cotação do câmbio, confirma a operação, assina eletronicamente e o banco liquida e credita os recursos na conta da empresa. No caso da importação, há um diferencial: os clientes podem cadastrar seus fornecedores globais previamente. Assim, cada empresa vai criar uma espécie de banco de dados, o que permite a seleção do beneficiário do pagamento, evitando uma nova digitação de seu nome e agilizando o processo de fechamento de câmbio.
No ano passado, foram fechados um total de 442 mil contratos de câmbio para comércio exterior no BB, líder do mercado. Desse total, 230 mil foram para importação e 212 mil, para exportação, dos quais 95 mil inteiramente pela internet, 3,8% a mais do que os 91 mil de 2005. Os valores chegaram a US$ 2,5 bilhões em 2006, 9,3% a mais do que os US$ 2,3 bilhões de 2005.
Panazzolo calcula que o processo, além de trazer agilidade e praticidade às empresas, chega a reduzir os custos em cerca de 40%. O importador poderá atuar até mesmo do exterior ou por meio de suas corretoras. "Não queremos ser concorrentes das corretoras de câmbio, mas sim parceiros", diz.