12 de setembro de 2010

Site ajuda eleitor a escolher seu deputado

O eleitor que ainda não decidiu em quem votar para deputado federal agora tem ajuda on-line para escolher um candidato. O site Extrato Parlamentar (www.extratoparlamentar.com.br) oferece uma ferramenta que calcula a afinidade entre o internauta e os deputados.

Ou seja, o eleitor poderá saber, pelo menos entre os candidatos à reeleição, quais pensam de forma mais parecida com ele. Não do ponto de vista abstrato da ideologia, mas da atuação concreta nas votações parlamentares.

O modelo é simples: o internauta diz se é favorável ou contrário a 12 projetos que tramitaram na Câmara, e o site compara as respostas com os votos de cada deputado.

O site pressupõe algum conhecimento por parte do internauta, que precisará dizer, por exemplo, se é favorável ou contrário "à ampliação do Supersimples" ou ao "reajuste de 7,7% aos aposentados".

Depois um modelo matemático converte as respostas num ranking, elaborado com base no percentual de afinidade. Quanto mais alta a afinidade, maior a coincidência de votos reais do deputado e "votos virtuais" do eleitor.

O resultado aparece em duas listas: uma local, baseada na unidade da Federação do internauta, e outra nacional. Se o internauta quiser, também pode verificar sua afinidade com os partidos.

Segundo a cientista política Andréa Freitas, do Cebrap, o site busca "prover o eleitor de informações que possam ajudá-lo" a escolher seu candidato e "ajudar a qualificar sua decisão".

0 comentários to “Site ajuda eleitor a escolher seu deputado”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger