6 de setembro de 2010

Nada melhor do que o Brasil

É triste a situação dos brasileiros que, movidos pelo sonho de prosperidade, vão procurar melhor sorte em outros países.

Apesar da relativa melhora na economia em anos recentes, em várias regiões do Brasil ainda é difícil encontrar perspectivas que respondam aos anseios de muita gente.

Assim, os EUA e a Europa continuam a atrair brasileiros em busca de emprego --mas alguns deles lá encontram, apenas, a solidão, o desespero e a morte.

Duas notícias recentes dão a dimensão dessa tragédia humana.

Um cartel de drogas mexicano executou dezenas de imigrantes, entre eles quatro brasileiros, que tentavam entrar ilegalmente nos Estados Unidos. A exigência era que levassem tóxicos para vender em território americano. Como se recusaram, foram assassinados.

Na Espanha, jovens brasileiros foram encontrados em situação semelhante à escravidão. Recrutados por criminosos, tinham de trabalhar na indústria do sexo para pagar suas dívidas.

A situação é dramática porque, estando eles próprios na ilegalidade, esses brasileiros têm poucas condições de recorrer às autoridades locais para se defender da exploração.

Se no Brasil ainda falta, para muita gente, perspectiva de uma vida melhor, falta nos países desenvolvidos uma política mais aberta com relação aos estrangeiros ilegais.

As autoridades desses países, às voltas com uma grave crise de desemprego, querem defender a mão de obra local.

Entre essas duas realidades cruéis, o mundo globalizado cria, a todo tempo, novos personagens de um drama de difícil solução.

0 comentários to “Nada melhor do que o Brasil”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger