28 de junho de 2010

PR mineiro engrossa apoios a Anastasia

Clésio de Andrade perde na convenção e vai à Justiça para anular resultados que favorecem PSDB

O PR mineiro é a última dúvida no mapa de alianças regionais em Minas Gerais, que favorece o governador Antonio Anastasia (PSDB), em detrimento do senador Hélio Costa (PMDB), que disputam o governo estadual.

O presidente do PR, o empresário Clésio Andrade, presidente licenciado da Confederação Nacional dos Transportes, não conseguiu ontem maioria na convenção do partido para aprovar a aliança com Hélio Costa , que poderia dar a Clésio a suplência na chapa do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) ao Senado.

A maior parte dos prefeitos, deputados federais e estaduais do partido querem se coligar ao PSDB e os convencionais rejeitaram a proposta. No final do encontro, os deputados do PR declaram apoio a Anastasia e Clésio declarou nula a convenção, alegando que apareceram 26 votos na urna, sendo 22 os votantes. O resultado coloca em risco até a participação do partido nas eleições em Minas Gerais.

A posição final do PR será tomada pela direção nacional, em Brasília. "Isto aqui é uma briga entre o Alfredo Nascimento, que está com o Lula, e o Valdemar (Costa Neto), que está com Aécio. É briga de cachorro grande", disse Clésio, que, diante do impasse, descartou entrar na suplência do PT. O presidente nacional do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), é candidato ao governo do Amazonas com apoio do PT e foi ministro dos Transportes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado federal Valdemar Costa Neto afastou-se do governo e da presidência da sigla desde o Escândalo do Mensalão, em 2005. Hoje secretário-geral do PR, está próximo do ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB), candidato ao Senado.

Sempre em posição de maior destaque que Anastasia, Aécio recebeu nos três últimos dias o apoio formal do PSB, PRB, PTB, PDT e PP, todos pequenos e médios partidos governistas, para a chapa formada por ele, Anastasia e o ex-presidente Itamar Franco (PPS) ao Senado. Ainda conta com o apoio dos oposicionistas DEM e PPS e dos nanicos PSC, PMN, PSDC, PTC, PSL e PTN. O candidato a vice-governador será anunciado apenas depois do encerramento das convenções, mas não há dúvidas no meio político mineiro de que será o presidente da Assembleia Legislativa , o deputado estadual Alberto Pinto Coelho (PP). A aliança entre petistas e pemedebistas conta ainda com o PCdoB e o nanico PHS.

O ex-governador tucano fez um longo discurso em que reservou ao candidato presidencial do PSDB, o ex-governador paulista José Serra, só uma frase: "Somos todos sócios do momento virtuoso da nossa economia, mas com Serra o Brasil poderá muito mais". Dos candidatos majoritários da aliança aecista, o único a não citar Serra foi Itamar. Aécio e Anastasia evitaram comentários sobre a escolha do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) como vice na chapa de Serra, anunciada na sexta-feira. "Ainda estamos na fase de debates sobre esta matéria", afirmou Anastasia, ao ser indagado da possibilidade do DEM indicar outro nome a vice.

0 comentários to “PR mineiro engrossa apoios a Anastasia”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger