17 de dezembro de 2009

Emprego formal sobe 5 vezes mais que média

O saldo de empregos formais gerados no mês atingiu 246.695 postos. O resultado é recorde para o período e corresponde a cinco vezes mais que a média de vagas criadas em novembro nos últimos cinco anos.

Tradicionalmente, o último trimestre do ano é caracterizado por fraco desempenho do mercado de trabalho formal, com perda de vagas em dezembro. No ano passado, com a chegada da crise mundial ao Brasil, houve o fechamento de 40.821 postos em novembro.
Com os empregos gerados no mês passado, o saldo de contratações acumulado neste ano alcançou 1,410 milhão de postos de trabalho. Na avaliação do Ministério do Trabalho, esse número deverá cair para entre 1,150 milhão e 1,2 milhão neste mês devido às já esperadas demissões de dezembro.

"Esperamos de 220 mil a 260 mil demissões neste mês. Será o melhor dezembro da história. Não que demissão seja algo bom, mas será o menor resultado negativo dos últimos anos", disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. A média histórica de perda de vagas em dezembro é de 300 mil postos. No ano passado, a crise provocou o fechamento de 655 mil vagas em dezembro.

Os dados divulgados ontem fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que é divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho desde 1992. O cadastro registra todas as demissões e as contratações realizadas pelas empresas. Não entram na base de dados as contratações temporárias, de trabalhadores domésticos e de servidores públicos.

0 comentários to “Emprego formal sobe 5 vezes mais que média”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger