2 de setembro de 2009

Governo prevê 60 mil vagas para o pré-sal em SP

Estimativa feita pela Cespeg (Comissão Especial de Petróleo e Gás), formada pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado em conjunto com o setor privado, prevê a geração de aproximadamente 60 mil empregos até 2020 por conta de investimentos da Petrobras na extração de óleo da camada pré-sal no litoral paulista.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, a comissão está realizando estudos de local, grade curricular e horários para a implantação de um curso técnico na Baixada Santista, voltado para a capacitação dos novos profissionais para as vagas oferecidas.

O curso oferecido será de Petróleo e Gás e deverá atender também as regiões de Bertioga, Ubatuba e Caraguatatuba, onde será instalada uma unidade de tratamento de gás. A Secretaria de Desenvolvimento considera a possibilidade de realizar uma parceria com a Petrobras para a realização do curso, já que os profissionais poderão atuar como técnicos na empresa.

O Plano de Negócios da Petrobras para os próximos quatro anos prevê a geração de 267 mil postos de trabalho diretos, 389 mil vagas indiretas (cadeia produtiva) e 388 mil postos de trabalho indiretos (efeito renda), somando 1,44 milhão de vagas. Os empregados serão admitidos em segmentos diversos, como Engenharia (5.967 empregados), Construção Civil (15.020), Construção & Aquisição (84.576) e Manutenção (7.062).

Mais oportunidades surgirão também na Petro-Sal, nova estatal a ser criada pelo governo para gerenciar as atividades de exploração do pré-sal. A previsão inicial é de abertura de um concurso para a contratação de 130 funcionários em regime de CLT.

A sede da Petro-Sal, cuja criação precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, deverá ser em Brasília, e o Rio de Janeiro pode ganhar um escritório. Outras cidades poderão receber subsedes. Ainda não há definição de data para a realização do concurso público.

0 comentários to “Governo prevê 60 mil vagas para o pré-sal em SP”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger