14 de janeiro de 2009

Microempresa não vai demitir, diz Pimentel


O ministro da Previdência Social, José Pimentel, acredita que a onda de demissões por conta da crise financeira mundial não deve atingir o setor que mais emprega no país: as micro e pequenas empresas que são registradas no Simples e que respondem por 59% da mão-de-obra com carteira assinada.

"As dificuldades estão nas filiais de multinacionais instaladas no país, como as montadoras, que são obrigadas a mandar lucros para suas matrizes no exterior e cortar custos por causa da crise", disse ontem Pimentel.

Apesar de o Palácio do Planalto estar preocupado com a perspectiva de aumento desse processo de demissões devido à desaceleração que se observa na economia, Pimentel afirmou que não há sinais de que os pequenos empresários também entraram no processo de dispensas de pessoal, a exemplo das montadoras e de empresas do setor exportador.

"Não há demissões no sistema do Simples, muito pelo contrário", afirmou o ministro. "São mais de 3 milhões de empresas com produção voltada para o mercado nacional e não temos notícias de arrefecimento forte da demanda interna", prosseguiu Pimentel.

O ministro informou ainda que a Previdência Social deve incorporar mais 1,7 milhão de aposentados em 2009. A estimativa tem por base o número de requerimentos apresentados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2008, que foi perto desse montante.

Pimentel elogiou o novo sistema de concessão automática de aposentadorias em até 30 minutos, só com a apresentação da carteira de Trabalho, que se encontra em vigor desde o último dia 2. Segundo ele, cerca de 13,4 mil agendamentos telefônicos foram feitos apenas na primeira semana do mês. Valor

0 comentários to “Microempresa não vai demitir, diz Pimentel”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger