13 de janeiro de 2009

Governo anunciará "medidas importantes" em janeiro, diz Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em seu primeiro discurso público em 2009, que o governo prepara, para o mês de janeiro, "medidas importantes" para minimizar os impactos da crise econômica no Brasil. Sem detalhar quais as ações a serem tomadas, o presidente salientou que as medidas anticrise serão intensificadas nos primeiros três meses deste ano, pois "se não tomarmos a iniciativa nesse primeiro trimestre, a crise chega mais forte do que deveria".

A manutenção dos investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram reiterada pelo presidente, que incumbiu a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, de encontrar novas opções de obras necessárias para ampliar ainda mais os investimentos do plano. "Não vai faltar dinheiro para investir, porque agora é hora do Estado provar que o mercado é importante, mas um Estado forte é mais importante para o Brasil", disse Lula.

Ele salientou que o governo rejeita o discurso da contenção de gastos, ponderando que "o que for possível cortar em custeio, vamos cortar, mas o que pudermos gastar para gerar emprego na construção civil, habitação, rodovias, nós vamos fazer".

Lula brincou que, por ser corintiano, brasileiro e presidente da República, tem a obrigação de ser otimista, e refutou as previsões de analistas consultados pelo relatório Focus, produzido pelo Banco Central e divulgado ontem, que rebaixaram de 2,4% para 2% a projeção de crescimento da economia brasileira em 2009. "Eles vão errar, tenham certeza que eles vão errar", disse o presidente, reiterando a expectativa de crescimento de 4% para o País.

Carro usado

Durante a abertura da 36 Couromoda - Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, realizada em São Paulo, o presidente destacou que a aquisição de metade do Banco Votorantim pelo Banco do Brasil vai fortalecer o financiamento de carros usados, e por consequência, o mercado de carros novos também. "Não só compramos a Nossa Caixa, como compramos 50% do Banco Votorantim, porque o Banco do Brasil não tem expertise em financiar carro, muito menos o carro usado, e esse é um setor que se não funcionar, a gente não vê as pessoas comprarem um carro novo, mesmo com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). É preciso que alguém venda um carro para comprar um novo", argumentou.

Especulação pura

Lula frisou a responsabilidade dos países desenvolvidos na solução da crise, e acrescentou que o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, tem um "pepino muito grande" nas mãos, e não pode demorar para resolver. "Se ele demorar, com a crise do desemprego, corremos o risco de ter convulsão social", disse. O presidente brasileiro voltou a defender uma maior regulação do sistema financeiro internacional, e atacou os altos ganhos obtidos com a especulação. "Qual a explicação para o preço do petróleo ter chegado a US$ 150 o barril, e agora estar a US$ 47? E qual a explicação para a subida das commodities no ano passado? É a pura especulação" avaliou Lula.

0 comentários to “Governo anunciará "medidas importantes" em janeiro, diz Lula”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger