3 de novembro de 2008

Perda no Bolsa Família


Principal gestora do programa Bolsa Família e secretária de Renda da Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rosani Cunha, 47 anos, morreu na noite de sábado, vítima de um acidente de carro na cidade de 25 de Mayo, na Argentina, onde estava em férias. Outras três pessoas, entre elas seu marido, Nilson Figueiredo, estavam no veículo, que capotou após o estouro de um dos pneus dianteiros. Segundo informações do hospital para o qual foram conduzidos, eles não correm risco de morte.

O acidente ocorreu no quilômetro 220 da estrada número 51, entre as cidades de Chivilcoy e Veinticinco de Mayo, esta distante 230Km de Buenos Aires. Ela e o marido estavam no banco traseiro do veículo. Segundo a polícia argentina, Rosani foi ejetada do carro durante o capotamento.

A secretária participaria hoje de um seminário organizado pelo Centro de Implementação de Políticas Públicas (Cippec), reunindo especialistas do setor de toda a América Latina. Ela faria palestra sobre "Diálogos de Proteção Social". O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Patrus Ananias, de quem Rosani era subordinada, divulgaram nota lamentando a morte.

O presidente Lula mostrou estar abalado com a perda da colaboradora.

–A morte da companheira Rosani Cunha deixou-me consternado. Lastimo as circunstâncias trágicas em que ocorreu e a perda de uma servidora pública competente e dedicada, que há quatro anos fazia um trabalho admirável na gestão do Bolsa Família, importantíssimo para os brasileiros mais necessitados – afirmou o presidente na nota.

Elogio

Responsável pela indicação de Rosani para a pasta em 2004, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, a chamou de "esplêndida servidora pública".

– Gestora competente, lia muito, estudava, entendia de políticas públicas e pensava para frente. Pensava no Bolsa Família no contexto de integração da nossa rede de proteção e promoção social, sempre provocando discussões pertinentes na linha de aperfeiçoamento das nossas políticas – disse o ministro.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), foi a capital argentina para fazer o translado do corpo da secretária de Renda da Cidadania para o Brasil. Na aeronave estava o filho de Nilson Figueiredo, acompanhado de um médico. Rosani Cunha será cremada no final da tarde de hoje no Cemitério Parque Renascença, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

Desafio

Servidora pública de carreira, Rosani Cunha era formada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, foi assessoria da Frente Nacional dos Prefeitos, diretora de gerenciamento de investimento do Ministério da Saúde.

Desde que assumiu a gestão do programa Bolsa Família, projeto que atende mais de 10 milhões de famílias no país, Rosani Cunha vinha trabalhando na ampliação do número de pessoas atendidas e em como orienta-las sobre os direitos e deveres para ter direito ao benefício do governo federal. Ainda não foi definido quem será o novo ocupante do cargo deixado vago.

1 comentários:

  • segunda-feira, 03 novembro, 2008
    Anônimo says:

    Perdoe o comentário, pois sei que você deve ter obtido esta notícia de outro lugar: seria "risco de vida" ou "risco de morrer". "Risco de morte" não existe na língua portuguesa.

    delete

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger