26 de setembro de 2008

Só PT pode usar imagens do presidente em Salvador


Decisão daJustiça Eleitoral afeta campanha do candidato do PMDB, João Henrique

Em sessão que terminou no fim da noite de anteontem, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acolheu, por 5 votos a 1, recurso do PT baiano pedindo a proibição, por parte de candidatos adversários, de uso da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas propagandas eleitorais.

A ação corre desde o início da campanha, depois de o PMDB veicular, no horário de TV do candidato à reeleição em Salvador, João Henrique Carneiro, foto em que ele abraça Lula e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

A decisão do TRE gera impacto direto na campanha de João Henrique. A corte se baseou no artigo 54 da Lei 9.504/97, que proíbe a participação de filiados de partido que tenha candidato em programa de coligação adversária. O peemedebista tem inserido fotos e vídeos de visitas de Lula à capital baiana para mostrar proximidade com o Planalto. Ele, Walter Pinheiro (PT) e Antonio Imbassahy (PSDB) disputam o segundo lugar nas pesquisas.

Levantamento do Ibope divulgado no dia 15 mostrava Imbassahy com 18%, Pinheiro com 16% e João Henrique com 14%. Quatro dias depois, o Datafolha deu o segundo posto a João Henrique (22%), seguido de Pinheiro (20%) e Imbassahy (14%). Nas duas pesquisas, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) lidera com 26% e 27%, respectivamente.

A direção estadual do PMDB diz que vai apelar da decisão do TRE e pode até entrar com mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O que a lei veta é a participação direta do presidente nas campanhas que não sejam do partido dele, mas a Justiça não pode proibir a divulgação de fatos públicos e notórios”, argumenta o advogado Manuel Nunes.

O presidente do PMDB no Estado, Lúcio Vieira Lima, foi mais agressivo. “Foi uma decisão política, mas o povo sabe que João Henrique e o PMDB são parceiros de Lula”, acredita. “Este foi o último suspiro de um doente terminal, desesperado com o crescimento de nossa candidatura”, disse, em alusão à campanha de Pinheiro.

Lima fez questão de dizer que a bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, que apóia o governo estadual do petista Jaques Wagner, “pode ficar insatisfeita” com a atitude do PT e que “o governo pode pagar um preço por isso”.

No PT, o clima foi de comemoração com a decisão do TRE. “A justiça foi feita”, disse Pinheiro.

0 comentários to “Só PT pode usar imagens do presidente em Salvador”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger