7 de agosto de 2008

Braço direito se cala na Justiça


O empresário Humberto Braz, braço direito do banqueiro Daniel Dantas, do Banco Opportunity, ficou calado em depoimento, ontem, à Justiça Federal em São Paulo, segundo o procurador Rodrigo De Grandis. Braz, Dantas e Hugo Chicaroni respondem a processo por corrupção por tentar subornar um delegado da Polícia Federal.

– Ele exerceu o direito de permanecer em silêncio – afirmou o procurador, ao deixar o Fórum Criminal Federal.

Segundo a assessoria da Justiça Federal, Braz chegou para depor por volta das 12h30 em um camburão. Ele estava algemado e foi acompanhado até o auditório para a audiência por policiais federais.

Acompanharam o depoimento o procurador da República Rodrigo De Grandis, o advogado de Braz, Renato Moraes, o advogado de Daniel Dantas, Nélio Machado, além de dois escrivães.

Moraes já havia dito que seu cliente somente falaria no depoimento caso a defesa tivesse acesso à transcrição do vídeo em que ele supostamente aparece tentando corromper um delegado da Polícia Federal.

Transcrição

Moraes já solicitou à Justiça o acesso à transcrição:

– Depende desse requerimento, se a transcrição vier. E a transcrição, segundo o próprio delegado da PF que procedeu a interceptação ambiental, estava sendo feita. Se estiver nos autos, a defesa vai analisar e vai orientá-lo (Braz) da melhor forma possível – acrescentou.

A defesa afirma não haver nenhum diálogo entre Dantas e Braz tratando de propina ao delegado da PF Vitor Hugo Rodrigues Alves Ferreira.

– Não há nenhum diálogo entre Daniel Dantas e Humberto Braz que mencione propina ao delegado – afirmou. – Qualquer interpretação nesse sentido ela é unilateral da Polícia Federal.

O delegado investigava supostos crimes cometidos pelo banqueiro, apontados na Operação Satiagraha, da Polícia Federal. O juiz federal Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, aceitou denúncia contra Dantas, Braz e Hugo Chicaroni pela suposta tentativa de corromper o delegado.

Em julho, a Polícia Federal indiciou o banqueiro e mais nove pessoas investigadas na operação, que apura crimes financeiros. Eles foram indiciados sob acusação de gestão fraudulenta e formação de quadrilha.


Deflagrada em 8 de julho, a operação resultou na prisão de Dantas, do investidor Naji Nahas, do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e de mais 14 pessoas suspeitas de integrarem a quadrilha.

Eles, no entanto, foram soltos por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que concedeu habeas corpus para responderem oem liberdade. As investigações começaram há quatro anos.

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger