O 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online (MediaOn) abriu os debates desta terça-feira discutindo os "Novos hábitos no consumo de informação". Os debatedores centraram a discussão em como oferecer o conteúdo ao internauta e como produzir um material com credibilidade, em que o usuário possa confiar, além da estética do produto, ou seja, como isso chegará aos olhos dos usuários.
De acordo com Derek Tomson, da France 24, cada vez mais os blogs pesam sobre as decisões editoriais da empresa. Ele citou as recentes eleições na França, vencidas por Nicolas Sarkozy, onde blogueiros do mundo todo acompanharam de Paris a repercussão em seus países do resultado das eleições presidenciais. A France 24 produz conteúdo semelhante em três línguas diferentes: francês, inglês e árabe.
"A nossa idéia era dar uma cobertura da eleição 2007 vista de fora. Isso funcionou muito bem e tivemos um ótimo retorno", afirma Tomson. "Os blogs são uma forma de se criar alguns nichos na Internet e que podem ser explorados de múltiplas formas", diz.
Tonsom vê na Internet o futuro da France 24. "A Internet não é o único produto da France 24, mas é o seu futuro. Estamos em todas as plataformas. Isso implica em dizer que não somos uma rede de TV, mas sim de vídeo para ser distribuído também na Internet. A França vive hoje o seu grande momento na Internet."
Marion Strecker, diretora de conteúdo do UOL, afirma em sua exposição que a Internet precisa se aprofundar em questões como pertinência, importância e relevância. "Não dá para ficar só na espuma. Isso pode irritar o público, o que pode provocar uma queda de prestígio e conseqüentemente de anunciantes.
Bob Fernandes, do Terra Magazine, contou a experiência da sua publicação, que tem 14 meses de vida. "Trabalhamos com textos, às vezes de quatro linhas, mas que possuam alto teor informativo. Trabalhamos em duas linhas: publicar em primeira mão as notícias ou iluminar assuntos que não estão sendo percebidos nas coberturas tradicionais", diz.
Para Fernandes, a estética é tão fundamental como o conteúdo. "Trabalhamos com poucas chamadas na área principal, para não ficarmos escravos de uma atualização incessante. Privilegiamos aquilo que no nosso entender tem maior relevância editorial", diz.
Cristina de Luca, diretora de Conteúdo do Brasil Mídia Digital, que engloba o JB Online e a Gazeta Mercantil afirma que o grande desafio com o qual trabalha é recuperar marcas que estão com o prestígio abalado. "O JB Online foi o primeiro jornal online do Brasil e a Gazeta também tem grande prestígio no mercado financeiro", diz.
O MediaOn é uma realização do Terra com o Itaú Cultural e apoio da CNN.com, Abracom e BBC Brasil.
Redação Terra
De acordo com Derek Tomson, da France 24, cada vez mais os blogs pesam sobre as decisões editoriais da empresa. Ele citou as recentes eleições na França, vencidas por Nicolas Sarkozy, onde blogueiros do mundo todo acompanharam de Paris a repercussão em seus países do resultado das eleições presidenciais. A France 24 produz conteúdo semelhante em três línguas diferentes: francês, inglês e árabe.
"A nossa idéia era dar uma cobertura da eleição 2007 vista de fora. Isso funcionou muito bem e tivemos um ótimo retorno", afirma Tomson. "Os blogs são uma forma de se criar alguns nichos na Internet e que podem ser explorados de múltiplas formas", diz.
Tonsom vê na Internet o futuro da France 24. "A Internet não é o único produto da France 24, mas é o seu futuro. Estamos em todas as plataformas. Isso implica em dizer que não somos uma rede de TV, mas sim de vídeo para ser distribuído também na Internet. A França vive hoje o seu grande momento na Internet."
Marion Strecker, diretora de conteúdo do UOL, afirma em sua exposição que a Internet precisa se aprofundar em questões como pertinência, importância e relevância. "Não dá para ficar só na espuma. Isso pode irritar o público, o que pode provocar uma queda de prestígio e conseqüentemente de anunciantes.
Bob Fernandes, do Terra Magazine, contou a experiência da sua publicação, que tem 14 meses de vida. "Trabalhamos com textos, às vezes de quatro linhas, mas que possuam alto teor informativo. Trabalhamos em duas linhas: publicar em primeira mão as notícias ou iluminar assuntos que não estão sendo percebidos nas coberturas tradicionais", diz.
Para Fernandes, a estética é tão fundamental como o conteúdo. "Trabalhamos com poucas chamadas na área principal, para não ficarmos escravos de uma atualização incessante. Privilegiamos aquilo que no nosso entender tem maior relevância editorial", diz.
Cristina de Luca, diretora de Conteúdo do Brasil Mídia Digital, que engloba o JB Online e a Gazeta Mercantil afirma que o grande desafio com o qual trabalha é recuperar marcas que estão com o prestígio abalado. "O JB Online foi o primeiro jornal online do Brasil e a Gazeta também tem grande prestígio no mercado financeiro", diz.
O MediaOn é uma realização do Terra com o Itaú Cultural e apoio da CNN.com, Abracom e BBC Brasil.
Redação Terra