21 de janeiro de 2010

Na propaganda do Serra têm, mas na rede do Estado, falta remédio para o tratamento do mal de Alzheimer

Desde dezembro que um dos remédios mais importantes para o tratamento do mal de Alzheimer está em falta na rede do governo do Estado o tucano José Serra. O Eranz (cloridrato de donepezila) combate o processo de degeneração do cérebro, característico dessa difícil doença. Nas farmácias normais, uma caixa com 28 comprimidos pode chegar a R$ 466, tornando o acesso ao medicamento quase impossível para muitas pessoas, que precisam recorrer ao Estado.

Quando, no início deste mês, o Agora revelou o problema, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que o remédio já estaria disponível até o início desta semana.

A data chegou, passou, e os transtornos continuam. São sobretudo idosas as pessoas que precisam desse tipo de medicamento, e agora parecem enfrentar nova dificuldade. Pelo menos duas pessoas relataram ao jornal não terem encontrado na rede do Estado outro remédio usado no controle do Alzheimer, o Exalon.

O governo nega o desabastecimento nesse caso. Diz que o problema seria restrito a um dos queixosos, e que ele já pode buscar sua caixa do medicamento. Ao mesmo tempo, reconhece a falta do Eranz na rede de saúde, problema causado, segundo a pasta, por causa da grande demanda.

A explicação não é satisfatória. O governo deveria estar preparado para momentos de maior procura, mantendo um estoque do medicamento. Trata-se de uma doença gravíssima, que atinge pessoas idosas. Cada dose a menos do remédio representa um possível agravamento do problema de saúde do paciente. É mais do que urgente, portanto, o restabelecimento de sua distribuição. Jornal Agora

0 comentários to “Na propaganda do Serra têm, mas na rede do Estado, falta remédio para o tratamento do mal de Alzheimer”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger