27 de dezembro de 2009

Desenhe seu 2010

Não espere nada cair do céu. Grandes e pequenas metas podem ser alcançadas mais facilmente quando se faz um bom planejamento

Preparem as agendas, os caderninhos ou as tabelas no computador. É hora de esboçar o planejamento para o que virá, como sempre ocorre quando o ano se aproxima do fim. Para que os desejos saiam do papel, a dica é investir em estratégias de ação. Talvez seja essa a diferença para fazer sua lista virar realidade.

Segundo especialistas, o primeiro passo é analisar o que não deu certo em 2009, de modo a evitar que os erros sejam repetidos. Também é importante reservar um tempo para o planejamento dos próximos 12 meses. Aí não basta sonhar — planejar é traçar metas que sejam viáveis.
Algumas Dicas

Seja realista
» No início, a maioria das pessoas tem a tendência de fazer uma lista enorme, como se pudesse dar conta de tudo em apenas 12 meses. Mire um foco para não perder tempo à toa. Tenha clareza do que é imprescindível. Faça uma lista dos itens que serão seu foco e enumere as prioridades por ordem de importância. O passo seguinte é ter um plano de ação para cada um dos objetivos.

Tenha a agenda como aliada
» Aproveite o período de compras de fim de ano e adquira uma agenda ou monte uma no computador. Nela, centralize todos os seus planos.

Estabeleça poucas metas
» Em vez de mil planos, estabeleça poucos objetivos ao longo do ano, mas que sejam viáveis e realmente importantes. Para tentar vislumbrar o sucesso, pense o que quer e o que será necessário de investimento para chegar lá. Faça uma lista de ações práticas, de curta duração.

Revise sempre
» A cada dois meses, revise planos e metas. Assim, corre-se menos risco do plano se transformar em uma promessa frustrada.

Compartilhe seus objetivos com alguém de confiança
» Escolha uma pessoa próxima para ajudá-lo a manter o nível de confiança e motivação. Pode ser um profissional da área ou aquele amigo em quem confie plenamente.

Você é a prioridade
» Quanto mais tempo você reservar para si mesmo, mais energia para executar seus planos. Separe momentos para o lazer, os esportes e o ócio com uma periodicidade quinzenal.


0 comentários to “Desenhe seu 2010”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger