O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizou hoje (24) uma reunião para a Revisão de Meio Termo do Programa de Cooperação com o governo brasileiro. A finalidade do evento é avaliar a participação do Unicef no Brasil desde 2007.
O Unicef atua nos países formando parcerias com os governos e a sociedade civil e realiza programas com o intuito de ouvir as crianças e os adolescentes a fim de envolvê-los nas causas sociais do país e aproveitar suas sugestões em novos projetos.
Estiveram presentes na reunião a representante do Unicef no Brasil, Marie Pierre Poirier, além de representantes de governos estaduais e municipais.
No Rio de Janeiro, o Unicef desenvolveu em parceria com o governo ações para valorizar o protagonismo de jovens e adolescentes. “Eles estão participando e discutindo quais são as melhores soluções para sua comunidade”, disse o secretário municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, Fernando William.
O prefeito do município de Doutor Severiano (RN), Francisco Neri de Oliveira, elogiou os projetos do Unicef e projetou fotos de seu município, antes e depois, de receber os programas. “Fizemos escolas e na saúde estamos bem. Agora falta livrarmos nossas crianças e adolescentes das drogas”, avalia Francisco que sugere a construção de áreas de lazer para ocupar os jovens.
Para o governador do Amazonas, Eduardo Braga, o próximo desafio de seu estado é vencer as desigualdades entre a capital, Manaus, e o entorno. “Há uma desigualdade muito grande. Queremos levar assistência médica e promover o acesso à educação às comunidades isoladas”, afirmou ao governador.
O resultado da discussão norteará a elaboração do próximo programa do Unicef com o Brasil, que será de 2012 a 2016.