26 de setembro de 2009

Tucanos em busca de unidade

Os dois pré-candidatos do PSDB ao Palácio do Planalto, os governadores Aécio Neves (Minas Gerais) e José Serra (São Paulo), desembarcam hoje em Natal (RN) para participar de um seminário regional do partido sobre educação. O encontro, que terá a presença da cúpula tucana e de partidos aliados, será o quinto da série de debates e o segundo em que os dois estarão presentes. Entre os tucanos, apesar de o trabalho pelas prévias partidárias continuar, a avaliação é de que os presidenciáveis estão se aproximando e caminham para um entendimento.

O território será propício às articulações políticas do governador mineiro, que deve aproveitar para fazer contato com o senador Garibaldi Alves e o deputado Henrique Alves, ambos do PMDB, que é forte na região. Também deve estar presente o líder do DEM, senador José Agripino Maia. Aécio tem proximidade, ainda, com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), para quem chegou a gravar declaração na campanha eleitoral. Os tucanos buscam proximidade com os verdes, principalmente depois que a senadora Marina Silva (AC) ingressou na legenda e entrou no cenário para a sucessão presidencial.

Aécio e Serra já haviam participado juntos de seminário em Foz do Iguaçu (PR) e estiveram em um lançamento de livro no Recife. Neste mês, os dois se encontraram no lançamento do Espaço Minas, em São Paulo, onde afinaram o discurso de unidade. Na ocasião, José Serra disse que Aécio é seu plano B e que ele é o plano B do colega mineiro.

Diálogo
Para o secretário do PSDB nacional, deputado federal Rodrigo de Castro (MG), o diálogo entre os pré-candidatos está melhorando. “É um momento de muita união que ocorre justamente na antevéspera da decisão do partido. Está havendo uma proximidade cada vez maior entre eles”, afirmou. Segundo Castro, as prévias ainda não estão descartadas. “Aumenta a possibilidade de um acordo, mas o horizonte hoje é de termos a prévia”, disse.

A avaliação de aliados do governador mineiro é de que, apesar de Serra estar na frente nas pesquisas, o paulista ainda pode optar pela reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, que é dada como certa. Nesse caso, deixaria o caminho livre para Aécio que, apesar de nunca ter disputado a Presidência da República, é visto com mais potencial competitivo. Outro trunfo do tucano mineiro, conforme avaliam, é a capacidade de agregar aliados do governo Lula. O deputado federal Ciro Gomes (PSB), em crescimento nas pesquisas, chegou a declarar mais de uma vez que poderia abrir mão da disputa caso Aécio seja escolhido o candidato do PSDB.

0 comentários to “Tucanos em busca de unidade”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger