24 de setembro de 2009

Centrais terão première de "Lula"

As centrais sindicais querem exibir em primeira mão a seus filiados o filme "Lula, o Filho do Brasil", cinebiografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, se reuniu na semana passada com o produtor do filme, o cineasta Luiz Carlos Barreto, e acertou a exibição, na primeira quinzena de outubro, marcando a inauguração do novo auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Barreto também esteve na Central Única dos Trabalhadores (CUT), na última quinta-feira.

- Vamos inaugurar o novo auditório do sindicato, que tem capacidade para mil pessoas, com o filme do Lula, que vai ser exibido pela primeira vez para os trabalhadores - disse Juruna, que pretende convidar os cerca de 4 mil delegados sindicais para a "avant première".

A ideia faz parte de um projeto de levar o cinema ao trabalhador. Uma das possibilidades, aprovada pelas centrais, é criar um mecanismo que permita ao trabalhador pagar ingressos mais baratos para assistir a "Lula", que tem estreia nacional prevista para 1ode janeiro de 2010.

- Na maioria das cidades não existe cinema.

Como em toda cidade tem pelo menos um sindicato, nós conversamos sobre a possibilidade de passar filmes nos sindicatos.

Seria uma forma do trabalhador ter acesso à cultura - contou Juruna.

Segundo o sindicalista, há a possibilidade de empresas bancarem parcial ou totalmente o ingresso de seus funcionários.

No próximo dia 23 de novembro, a Vale vai exibir "Lula"num telão gigantesco, de 282 metros, no Jockey Club do Rio, para mil jovens de comunidades carentes.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, já assistiu ao filme em sessão especial promovida por Barreto em Brasília, há um mês: - É muito emocionante, muito intenso.

A gente sempre se identifica.

Dirigido por Fábio Barreto, filho de Luiz Carlos, o longa é baseado na biografia escrita pela jornalista Denise Paraná, que já trabalhou como assessora do presidente.

0 comentários to “Centrais terão première de "Lula"”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger