25 de maio de 2008

Expansão do luxo é maior que a do PIB


O empresário Nardim Júnior vai quase triplicar sua loja para criar espaço voltado ao luxo

Glamour, qualidade e atendimento diferenciado aceleram um mercado de produtos e serviços especiais. Com taxa de crescimento de 17% no ano passado, quase quatro vezes a do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, o conjunto de todas as riquezas produzidas no Brasil, o mercado de luxo conquista mais clientes e deve faturar, em 2008, até US$ 6,75 bilhões, o equivalente a R$ 11,14 bilhões. A receita do sucesso vem da melhora da renda da população, no bom momento da economia e no aumento da quantidade de empresas voltadas para esse segmento.

Segundo pesquisa da MCF Consultoria e da GFK Indicator, 60% das companhias que atuam nesse ramo do varejo são brasileiras. Boa parte delas, 32%, trabalha com moda (veja quadro). "Isso está muito relacionado ao público feminino, principal consumidor desse mercado", afirma Carlos Ferreirinha, consultor da MCF. Um terço das lojas são de pequeno porte, o que demonstra, segundo o especialista, um forte potencial de expansão. "É normal termos empresas menores, o Brasil ainda é iniciante nesse segmento."


Para Carlos Ferreirinha, o crescimento do luxo brasileiro deve ser da ordem de 20% ao ano por, pelo menos, uma década. Boa parte da expansão se dará, como era de se esperar, em São Paulo, capital desse segmento. O Distrito Federal vem em terceiro lugar. "Brasília é uma cidade com um eixo social, que vive uma rotina de eventos muito importante para a expansão desse setor."

De olho nesse público consumidor, o empresário Nardim Júnior vai quase triplicar sua loja na 409 Sul e criar um espaço voltado para o luxo. "Brasília é carente de mercadorias para atender o público mais selecionado", afirma. "Os clientes têm pedido cristais importados e vidros especiais", conta. Para atender aos anseios, Nardim trará a linha Jasmim Glass Studio. Cada peça é soprada e moldada por vidreiros em Portugal. O trabalho delicado rende belas peças cujos preços variam de R$ 1,8 mil a R$ 12 mil.

A loja em Brasília será a única representante da marca no DF e a porta de entrada oficial da empresa na América Latina. "O comportamento dos empresários brasileiros em eventos de decoração no exterior despertou a atenção da Jasmim pelo Brasil", revela Tânia Martins de Miranda, gerente de marketing da Vylux Vidro Artesanal, empresa responsável pela marca portuguesa na região. Para trazer a marca européia à América Latina, a Vylux investiu R$ 300 mil. Em um mercado com taxa de crescimento estimada de 20%, tudo indica que esse foi um bom negócio.(Correio Braziliense)

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