19 de março de 2008

Álcool cresce 51% e deve passar gasolina


O consumo de álcool hidratado, utilizado nos veículos flex, cresceu 51% no Brasil em janeiro, ante igual período de 2007, e alcançou 961 milhões de litros, informou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) ontem.
Considerando as vendas totais de álcool (hidratado e anidro, esse misturado à gasolina) o volume em janeiro ficou próximo de 1,5 bilhão de litros. Segundo cálculos da ANP, o consumo de álcool deverá, pela primeira vez desde o Proálcool, nos anos 80, ultrapassar o de gasolina no mês que vem.

"Se prosseguir o ritmo de expansão do álcool, estimamos que até abril o Brasil vai consumir mais álcool do que gasolina", disse o superintendente da ANP, Édson Silva, lembrando que para que isso aconteça os níveis de preço atuais devem ser mantidos.
O consumo de gasolina C, que conta com uma mistura de 25% de álcool, foi de 2,02 bilhões de litros em janeiro, aumento de 2% ante o mesmo mês de 2007. O de diesel cresceu 10% no período, para 3,34 bilhões de litros.
A diferença de consumo entre álcool e gasolina C em janeiro de 2007 era de 432 milhões de litros a favor do derivado do petróleo.

Em dezembro caiu para 99 milhões de litros e em janeiro para 49 milhões, segundo a ANP, que justifica o crescimento do álcool pelo aumento da frota flex e pelo preço mais vantajoso do biocombustível.
Para atender à nova mistura de 3% de biodiesel no diesel a partir de julho, ante o percentual anterior de 2%, a ANP vai realizar mais dois leilões de compra neste ano, com o primeiro programado para abril.

A estatal prevê consumo extra de 660 milhões de litros com a nova mistura e pretende comprar 330 milhões de litros em cada um dos leilões. O segundo leilão deve acontecer no segundo semestre.
A ANP informou ainda que reduziu o prazo de entrega de seis para três meses. Nos leilões 6 e 7, realizados neste ano, o índice de não entrega foi de 20% do total vendido. Nenhuma das 11 unidades que venceram conseguiram entregar 100%, informou a ANP.

Existem 52 unidades produtoras de biodiesel credenciadas pelo governo atualmente, com capacidade total de 2,78 bilhões de litros por ano. Além dessas, mais 38 pediram autorização para poder produzir.
O diesel é o combustível mais utilizado no Brasil. No ano passado o consumo nacional foi de 41,5 bilhões de litros. O maior emprego é no setor de transportes que envolve caminhões, ônibus e locomotivas.

0 comentários to “Álcool cresce 51% e deve passar gasolina”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger