22 de janeiro de 2008

Presidente Lula volta a descartar risco de apagão


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastou ontem, durante a posse do novo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o risco de um apagão de energia no país. Lula disse que o governo, a Petrobras e o setor elétrico definiram que haverá fornecimento de gás para carros, ônibus, termelétricas e indústria. Apesar de descartar os riscos de um colapso energético, porém, o presidente deixou claro: "Agora, todo mundo tem que ter claro: a prioridade número um do gás é garantir energia. Portanto, na hora em que tiver falta de água (chuva) e precisar utilizar o gás, até o gás que a Petrobras utiliza para tentar achar petróleo nós vamos transformar em energia".

Lula disse que, após tomar posse, Lobão vai se surpreender com a quantidade de obras que o governo vem fazendo no setor para evitar os riscos de um racionamento. O presidente assistiu ontem, em primeira mão, uma apresentação com o balanço de um ano de PAC, feito pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Segundo Lula, entre as obras em andamento, estão hidrelétricas - grandes e pequenas - termelétricas e linhas de transmissão. "Elas são extremamente importantes e foi essa uma das razões pelas quais o apagão de 2001 foi mais forte, porque nós não tínhamos como transmitir energias de lagos que tinham excesso de água, como o do Sul e do Sudeste. Isso agora está praticamente interligado", disse.

O presidente disse que Lobão assume o ministério em um momento auspicioso para o setor elétrico, "que poderia estar sendo muito melhor se anos atrás tivéssemos feito a lição de casa". Para Lula, Lobão terá condições de desmontar uma série de preconceitos, como aqueles que dizem que ele não teria condições de exercer suas funções pelo fato de não ser um técnico.

Lula acredita que as manchetes que mostram o risco partem de "alguns pessimistas que vendem diariamente a idéia de que vai faltar energia, como se nós pudéssemos repetir 2001", numa referência ao apagão ocorrido durante o governo Fernando Henrique Cardoso. "Tem duas hipóteses: ou não querem que as coisas aconteçam nesse país ou parece que querem contribuir para o aumento do preço da energia."

Lobão negou que suas declarações defendendo um programa de racionalização no uso de energia seja um sinal de que poderá haver apagão. "O que disse é que todas as boas idéias serão analisadas, mas o próprio presidente confirmou que não haverá falta de energia, não haverá racionamento, não há nada." Para o novo ministro, a possibilidade de interromper o fornecimento de gás para veículos é uma idéia extrema, caso o Brasil chegasse a um ponto "absurdo de falta de energia".

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, assegurou que o momento vivido pelo país é completamente distinto daqueles vividos no ano 2001, quando houve a necessidade de racionamento de energia com o risco de apagão. "Temos hoje linhas de transmissão ligando o país inteiro, algo que não tínhamos naquela época. Além disso, temos condições de despachar térmicas caso a chuva de fato venha a faltar. Dependemos menos de São Pedro e mais das térmicas", disse Tolmasquim.

Ele discordou novamente do presidente da Aneel, Jerson Kelman, que, há duas semanas, defendeu uma campanha de racionalização do uso de energia para evitar um colapso. "Essa sugestão não serve para problemas estruturais, isso é uma mudança de comportamento. Para casos mais graves, o caminho são as térmicas". afirmou. Dentro do Planalto, não há qualquer incômodo com a defesa feita por Lobão de uma campanha para economizar energia, ao contrário da pressão feita sobre Kelman, há duas semanas. "O problema é que o presidente da Aneel ligou a economia a uma possibilidade de apagão. Não haverá apagão, o governo tem energia suficiente para garantir o crescimento econômico pelos próximos anos", assegurou um ministro com gabinete no Palácio do Planalto.


0 comentários to “Presidente Lula volta a descartar risco de apagão”

Postar um comentário

 

Blog Da Kika Copyright © 2011 -- Template created by Kika Martins -- Powered by Blogger